Apresentação de algumas telas e funcionalidades do Sistema de Gestão em Nutrição Hospitalar (SGNH)
Descrição do Sistema de Gestão em Nutrição Hospitalar (SGNH)
O SGNH foi concebido com o objetivo de sistematizar os processos de atenção em alimentação e nutrição à pacientes em ambientes hospitalares, através da organização de métodos que promovam melhorias
na qualidade da informação na prescrição da dieta, distribuição e controle dos gastos com a alimentação.
O sistema foi construído de forma que possa atender as diferentes realidades hospitalares e de formas distintas de contratualização da prestação de serviços de alimentação e nutrição.
Foi desenvolvido com a linguagem de programação denominada Visual Basic, com banco de dados Microsoft Access, com baixos custos de manutenção técnica e operacional no banco de dados e
implantação, atendendo assim as diferentes realidades institucionais. Foi contemplado no seu desenvolvimento os controles dos gastos com alimentação de multiusuários, que incluem pacientes,
acompanhantes de pacientes, alunos, servidores e demais usuários internos e externos.
Apresenta áreas de cadastros de enfermarias, leitos, andares, clinicas, setores e a associação a centros de custos, conforme realidade das instituições.
Outras possibilidades de cadastros são as formas de apresentação dietas orais, conforme consistências e conteúdos, que podem ser agrupadas e as fórmulas enterais, lácteas e adicionais.
Após o cadastro de todos os itens a serem prescritos pelos nutricionistas das clínicas, são associados os valores unitários das dietas, extras e fórmulas.
Ainda na área de cadastros o sistema prevê a inclusão dos usuários do sistema e seus respectivos perfis de acesso, conforme competências a serem estabelecidas pelo Gestor da Unidade de Alimentação e Nutrição.
Nesta área de cadastro, são registrados, em áreas específicas, os usuários de refeitório, tais como, servidores, acompanhantes de pacientes internos e externos, alunos, residentes e demais autorizados.
Enfermaria, Leito, Unidade de Atendimento, Setor, Centro de Custo, Classificação da Prescrição, Refeição, Dieta, Grupo de Dietas, Extras, Horário das Fórmulas, Fórmulas, Tipo de Fórmula, Custo Unitário da Dieta, Alimentação Padrão, Profissionais, Cargo/Função, Vínculo Profissional, Funcionário, Turno, Unidade Hospitalar e Usuário.
O módulo de prescrição garante total segurança no processo de cadastro dos dados clínicos e alimentares do paciente através do registro
do campo chave da matrícula do paciente. Caso a matricula do paciente venha ser temporariamente desconhecida, o sistema gera uma matrícula
provisória que poderá ser futuramente substituída pela matrícula definitiva.
No Formulário (primeira aba) de Dados Clínicos são informados os seguintes dados: matrícula, nome, unidade de atendimento, andar, ala, enfermaria, leito,
altura, peso, imc, idade, diagnóstico e observação geral.
No Formulário (segunda aba) de Alimentação são informados os seguintes dados: tipo de alimentação: (dieta, extra ou fórmula),
refeição, descrição da dieta, extra e fórmula e observações a cada refeição se necessário.
As cobranças podem ser realizadas de forma agrupada, considerando todos os pacientes internados em uma determinada clínica, andar e ala, ou pode ser processada de forma individual ou complementar. As cobranças podem ser feitas por refeição ou de mais de uma refeição, considerando todas as prescrições de dietas, extras e fórmulas.
Para executar o processo de cobrança são necessárias registrar as seguintes informações:5.1. Cobrança por andar e ala: data, andar, ala, turno/refeição, dieta e extra ou fórmula ou ambos.
5.2. Cobrança individual: data e matrícula.
5.3. Cobrança complementar: data, andar, ala, turno/refeição, dieta e extra ou fórmula ou ambos.
Para executar o processo de cancelamento de cobrança são necessárias registrar as seguintes informações:
6.1. Cancelamento de cobrança por andar e ala: data, andar, ala, turno/refeição, dieta e extra ou fórmula ou ambos.
6.2. Cancelamento da cobrança individual: data e matrícula.
6.3. Cancelamento da cobrança complementar: data, andar, ala, turno/refeição, dieta e extra ou fórmula ou ambos.
6.4. Cancelamento parcial de quantidade: data e matrícula.
Os relatórios disponíveis no SGNH incluem os financeiros, operacionais e gráficos gerenciais. Estes relatórios instrumentalizam a clínica, produção e gestão de forma integrada, onde seu conjunto garante a qualidade da informação e segurança na assistência aos usuários da Unidade de Alimentação e Nutrição. Os relatórios se apresentam conforme as descrições abaixo:
7.1 Relatórios financeiros:. Relatório de Custo (paciente, acompanhante e funcionário)
. Relatório de Custo Geral (paciente, acompanhante e funcionário)
. Relatório Mensal Geral (paciente, acompanhante e funcionário)
. Relatório de Extrato Individual (paciente, acompanhante e funcionário)
7.2 Relatórios Operacionais
. Mapa de copeira para paciente e para acompanhante por refeição, por andar e ala
. Mapa de nutricionista
. Mapa de terapia nutricional
. Mapa de totalização de volumes por tipo de fórmula
. Mapa de cobrança de fórmula com protocolo de enfermagem
. Relatório de etiquetas em folha A4
. Relatório de etiquetas e etiquetadora Zebra
. Mapa de prescrição de fórmulas
. Relatório de pacientes assistidos por unidade de atendimento
. Mapa de cobrança de fórmula por unidade de atendimento
. Segunda via de cobrança de paciente e acompanhante
. Segunda via de cancelamento de cobrança por unidade de atendimento
. Segunda vai de cobrança de funcionários
. Segunda via de cancelamento de cobrança de funcionários
. Relatório total de alimentação
7.3 Gráficos de pacientes, acompanhantes, funcionários por período
. Custo
. Quantidade
Neste módulo o sistema administra ferramentas de controle e atualização do banco de dados, garantindo segurança e inviolabilidade dos dados, controle de licenças, reajuste de fatura, fechamento de fatura, abertura de fatura e expurgo de dados.
. Armazena de forma permanente as segundas vias de cobrança e cancelamentos de dietas, extras e fórmulas para pacientes, acompanhantes e funcionários.
. Somente emitir mapa de distribuição de alimentação e etiquetas após realização das cobranças referentes as refeições.
. Individualização da prescrição da alimentação com a possibilidade registro no campo observação as necessidades individuais por refeição.
. Controle dos gastos com alimentação por setor, unidade de atendimento e centro de custo.
O SGNH é um sistema único no mercado, desenvolvido por nutricionista com experiência há mais de 25 anos no mercado e por engenheiro de sistemas com vasta experiência em projetos na área da saúde, vêm com a proposta de ser a solução para o controle dos gastos com alimentação, segurança do processo de produção e distribuição de alimentos a pacientes, acompanhantes e demais usuários, e traz um incremento de qualidade na informação interna e externa.
Em 1999, foi desenvolvido o projeto lógico e físico para o Instituto Nacional de Câncer (INCA), por um profissional (Analista de Sistemas) que trabalhou 16 anos na área de informática da Instituição, em parceria com o Sr. Nivaldo Barroso de Pinho (na época era o chefe do setor de nutrição do HCI), o primeiro sistema de nutrição hospitalar no Rio de Janeiro e creio que no Brasil. A partir desse período ocorreram várias melhorias e evoluções. Com toda essa experiência adquirida na área da saúde, foi construído um novo software ou aplicativo mais completo e complexo, porém bem amigável pro usuário final.
O Sistema de Gestão Nutricional Hospitalar (SGNH), de propriedade da empresa Sigma Engenharia de Software Ltda ME,. é único, para todos os clientes. Toda melhoria e evolução que fazemos no produto é compartilhada para todos os nossos clientes. Ou seja, ocorrem atualizações de versões para todos os clientes quando novas funcionalidades são implementadas ou novos ajustes são realizados.